Gente!

Ultimamente recebi e analisei currículos de muitas pessoas que estão precisando muito de uma oportunidade profissional.

Embora meu trabalho principal não seja atração e seleção, trabalhamos em rede com muitos profissionais e empresas que sempre estão nos requisitando indicações: tanto os profissionais que precisam da indicação para uma oportunidade, quanto empresas que estão em busca de pessoas talentosas.

Para que possamos entender: o currículo profissional (ou até o Lattes ou portfólios nos casos dos artistas) é um documento que precisa ser prático, com informações relevantes e importantes sobre o objetivo que se pretende. Estas referências servirão para a leitura do seu currículo com outra perspectiva.

Os campos objetivo e   resumo profissional precisam constar nos currículos.

Quando o redigimos é como se escrevêssemos de “dentro para fora”: dos meus conhecimentos e habilidades para ofertar ao leitor. Só que o olhar de “fora para dentro” também é importante, afinal, é deste leitor – o selecionador – que pretendemos chamar a atenção e conquistar seu interesse em nos conhecer pessoalmente.

Veja: se o seu currículo não passa da seleção, pode ser um indício que esteja precisando de revisão. Por você e por outras pessoas. Peça ajuda: um professor, um amigo, um ex-colega de trabalho. Isso é bom para que você tenha o olhar de “fora para dentro”.

Se o currículo passar, então é hora de checar se as informações constantes no documento batem com as características físicas e comportamentais que o selecionador busca. A hora da entrevista é também para te conhecer, checar informações, perceber expressões de honestidade, sinceridade e firmeza.

Veja como é importante o papel do currículo profissional: ele te representa e cria imagens e percepções prévias, além de informar sobre seus aprendizados, habilidades e feitos.

Pode ser que o tempo e a tecnologia possam realmente substituir esse instrumento porém, até que esse tempo não chegue crie sinergia entre: Currículo, LinkedIn e Redes Sociais.

Lembre-se: você é uma pessoa única (e se participa de Redes Sociais) então crie sinergia entre todos os canais que podem ser consultados e crie oportunidades!

Abaixo compartilho um e-book gratuito, fruto de orientações e discussões com muitos amigos e colegas de profissão, para que possa ser utilizado e compartilhado aos profissionais que estão em busca de recolocação profissional.

Neste próprio documento já citamos: é um instrumento em construção e sugestões a aprimoramentos são muito bem-vindos!

Boas oportunidades!

E-book: Dicas para o currículo. Clique!  (é gratuito e não precisa e-mail, cadastro, telefone… nada!) Use e compartilhe!

http://www.humanativa.com.br/?p=3671