Av. Antonio Segre, 295, 1º andar, Ed. Liberal Center, sala 14. Jundiaí/SP
contato@humanativa.com.br

Gerenciamento de Projetos

O maestro pode ser você!
28 mar 2016

Gerenciamento de Projetos: o maestro pode ser você!

Seu cliente não ficou satisfeito? O projeto atrasou? Os custos excederam o planejado? O Escopo acordado com o mesmo não foi entregue na totalidade? Não??? Isso por uma falta de comunicação entre as partes? Ou não foram identificadas todas as partes interessadas? Os recursos eram escassos e não disponíveis no momento certo? As aquisições atrasaram e foram entregues fora da especificação? Não foram identificados os riscos do projeto? Na verdade, não havia um “maestro” para conduzir a equipe e fazer toda essa integração para que a qualidade fosse percebida pelo cliente? Que tal gerenciar melhor os Projetos da sua empresa?

Atualmente com os cenários de crise, redução dos recursos financeiros e aumento da concorrência, as empresas têm entendido o Gerenciamento de Projetos como ponto fundamental para a realização de suas estratégias, mantendo a competitividade no mercado e consequente sucesso dos negócios.

A Gestão de Projetos no Brasil segue em um crescente, porém existe a necessidade urgente da capacitação de mais profissionais para trabalhar nesta área. Liderança, comunicação, capacidade de integração, capacidade de entender de pessoas, foco em desempenho são fatores essenciais para um Gerente de Projetos. Além claro do conhecimento das boas práticas em Gerenciamento de projetos. Isso tudo aliado ao conhecimento técnico dentro da equipe.

Um excelente Gerenciamento dos Projetos traz uma série de benefícios para sua empresa, tais como, um maior comprometimento nos objetivos estratégicos e resultados, uma redução considerável nos riscos, redução nos prazos, redução nos custos, maior quantidade de informações para tomada de decisão, maior integração das áreas da empresa, otimização dos recursos humanos e aumento da produtividade. Com tudo isso, o retorno sobre o investimento consequentemente aumenta.

Pense em desenvolver uma metodologia própria em Projetos e depois implementar indicadores para controle. Capacite possíveis Gerentes de Projetos, implante processos e ferramentas, crie um Escritório de Projetos se necessário para dar melhor suporte. Com isso, sua empresa pode rapidamente aumentar a maturidade em Gerenciamento de Projetos e gerenciar melhor o Portfólio estratégico.

Além disso, todo conhecimento em Gerenciamento de Projetos pode ser aplicado em seus projetos pessoais.

Por José Renato Carpi, Administrador e Engenheiro. PMP.

Instrutor da Humanativa Desenvolvimento

Curso Práticas de Gerenciamento de Projetos: módulo 1

Inscreva-se